sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como saber com quem me casar? PARTE I

Artigo enviado por Eliziane A. da Silva


 Resumo do livro: Como posso saber com quem casar?


UM PAR PERFEITO

Embora a pessoa queira se casar um dia, o freqüente e inadequado processo de encontrar a pessoa certa parece ser mais incômodo do que seu valor._ o processo de se tomar uma decisão pode ser paralisante.
Em muitas partes do mundo, uma pessoa solteira não tem escolhas sobre o teme de com quem vai se casar. Os matrimônios são arranjados pela família (geralmente o pai), e as noivas são tratadas como se fossem propriedade familiar.
A bíblia oferece princípios úteis que se aplicam tanto para jovens como para pessoas mais velhas; para primeiro ou segundo matrimônio; para aqueles casamentos arranjados ou romanticamente induzidos.

COMO POSSO SABER COM QUEM CASAR?

Para se obter um quadro completo de como podemos saber com quem se casas, organizaremos nossas descobertas nos seguintes tópicos:
1.      Escolha um cristão;
2.      Confie em Deus;
3.      Considere o caráter;
4.      Use sabedoria;
5.      Pense no futuro;

Escolha um cristão
 
Um seguidor de Cristo não faria um bom par com um incrédulo.
*      Qual é o problema se meu companheiro é ou não cristão?
Nada deve ser mais importante para você ou para outra pessoa com quem você casar do que seu bem estar espiritual.
*      O que poderia dar errado se eu não casar com alguém que não tem a mesma Fé?
Se você pudesse falar com Moisés ou com o Rei Salomão, eles poderiam contar sobre os perigos. A lei que Deus deu a Moisés continha proibições contra uniões com os pagãos das nações vizinhas.
 O rei Salomão casou-se com todo o tipo de mulheres estrangeiras que serviam a ídolos. Como resultado:
À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao SENHOR, o seu Deus (I Reis 11:4).



 Confie em Deus
Nossa vida inteira parece ser um processo de aprendizagem na dependência dos outros. Como cristãos temos que aprender sempre a esperar no Senhor, aquele que provê tudo que precisamos. Não é uma lição fácil para qualquer um de nós. Temos que descobrir que Seu tempo é melhor, que Ele tem tudo sob controle.
*      O que a historia de Isaque e Rebeca nos diz sobre confiança em Deus para a providência? 
Abraão expressou sua confiança na habilidade de Deus em direcionar Eliézer à mulher certa para seu filho. Hoje podemos ter a mesma segurança tranqüila que deus está no controle de nossas vidas.
Assim como Abraão se humilhou  ante ao Rei do universo, nós também devemos buscar primeiro o reino de Deus e Ele cuidará daquilo que nós precisamos e isso inclui ajudar-nos a encontrar um companheiro ou viver para Ele como solteiro.

*      Por que Deus está demorando tanto?
Você pode ter certeza que qualquer atraso que tiver é para o seu bem, e não uma tentativa de Deus te torturar!
Não importa se é jovem ou idoso Deus quer que você clame por Ele, ande perto Dele, espere Nele (Sal. 27:13, Is 30:18). Seja honesto seja honesto com o Senhor com o desejo de casar.

*      Como está sua caminhada pessoal com Deus?
Você está confiando nele nas decisões do dia-a-dia? Você está vivendo em dependência continua nele? Você está no lugar e com a atitude correta onde Ele pode ter sua atenção?
Eliézer tinha seguido as instruções e estava no lugar onde Deus podia dar mais direção. Nós também precisamos estar no lugar certo, andando em obediência a Deus, se quisermos que ele nos guie no futuro
.
*      Você está no lugar onde Deus pode o guiar?
Não podemos esperar a ajuda de Deus para escolher um companheiro se vivermos em desobediência a tudo aquilo que sabemos que é Sua vontade.

*      Deus vai providenciar um companheiro de matrimônio para todos?
Algumas pessoas são desenhadas e dotadas para uma vida de solteiro, enquanto outros foram desenhados para uma vida matrimonial (I Co. 7).
Na presente situação, a vontade de Deus para algumas pessoas é uma vida de solteiro – e para estes, é exatamente dessa forma que Ele é mais glorificado em sua vida.

*      Por que eu preciso da ajuda de Deus para escolher um companheiro?
Decidir casar pode ser uma decisão complicada, que altera o rumo da sua vida e que tem um profundo e duradouro impacto. Por isso precisamos da ajuda de Deus para nos preparar para o matrimônio e  nos ajudar a selecionar a pessoas que será melhor para nós.
De acordo com o livro de provérbios, damos um passo gigante em direção a nos tornarmos sábios quando escolhemos temer ao Senhor, demonstrando-lhe a reverencia e honra que se deve somente a Ele (Pv.1:7; 2:1-11).

*      Como o Espírito Santo guia minhas escolhas, meus pensamentos, meus sentimentos?
Este é um assunto complicado simplesmente porque falamos sobre informação pouco objetiva. O Espírito Santo guiará você ao estudar a Bíblia, e lhe dará sensibilidade sobre o que é certo ou errado num relacionamento. As induções do Espírito Santo serão consistentes com a verdade e sabedoria divina.

*      Como devemos orar a Deus para nos direcionar a um marido ou esposa?
Com freqüência e bastante! Deus está intimamente interessado em ouvir seus pedidos concernentes a esta questão.

Continua...

2 comentários:

  1. Eu já estou casada, mas sei o quanto é difícil escolher a pessoa certa. O fato é que quando estamos na presença de Deus, ele nos auxilia a encontrar o par perfeito, e esta é uma realidade em minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Já sou noiva porem sempre pedi a Deus alguém especial e ele em sua sabedoria já havia preparado tudo. ENTÃO OREM PEDINDO A DEUS ALGUÉM PARA SER SEU PAR E PESAM DIREÇÃO A ELE EM TUDO EM SUA VIDA ...

    ResponderExcluir