sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como posso saber com quem me casar? PARTE II

Artigo enviado por  Eliziane A. da Silva
Continuação...

Considere o caráter
Você precisa ter certeza de que a pessoa que você escolhe para casar terá as qualificações corretas para ser seu marido ou sua mulher.  E talvez o mais importante de tudo – o que você espera dos outros deve ser também evidente em sua própria vida!
*      Que traços de caráter eram importantes no caso de Rebeca e Isaque?
Eliézer pediu ao senhor para lhe trazer uma jovem mulher cujas ações demonstrassem uma atitude submissa, humilde e de serventia este traços de caráter seriam revelados por sua prontidão em dar água a Eliézer e seu camelos (Gn. 24:13-14).
*      Quais são as características de caráter importantes para as pessoas que estão casando hoje?
Aqui estão algumas características que você deve procurar nos outros e desenvolver em você mesmo:
1.      Humildade e disposição para servir.
2.      Pureza sexual.
3.      Devoção a Cristo.
4.      Prioridades corretas.
5.      Crenças corretas.
6.      Compromisso com a igreja.
7.      Uma atitude amável.
8.      Domínio próprio.
9.      Honestidade.
10.   Beleza interior.
11.   Responsabilidade.
12.   Bom relacionamento com os pais.

*      Como as expectativas podem estar muito baixas ou muito altas?
Algumas pessoas podem esperar perfeição enquanto outras não esperam o suficiente. O problema com qualquer tipo de lista (com a anterior) é que podemos fazer exigências  impossíveis para outra pessoa. Não ceda nas questões mais importantes mais permita um espaço para crescimento de caráter.
OBS: não escolha alguém com a idéia de você poderá drasticamente alterar o caráter dele depois da cerimônia de matrimônio. Esteja preparado para viver com essa pessoa mesmo que ela ou ele nunca mude!

Use a sabedoria
Algumas decisões na vida podem ser resolvidas jogando uma moeda- como escolher se você vai comer frango ou bife ao almoço. Mas a maioria das outras escolhas exige mais de nosso cérebro. A escolha de um cônjuge, por exemplo, exige bastante pensamento, muita oração, e muita dependência em Deus  pela Sua direção. Afinal de contas, é uma decisão que afetará (a sue cônjuge) pelo resto de suas vidas. Não é algo que você possa encarar levianamente.
*      O que a historia de Isaque e Rebeca nos mostra sobre como utilizar a sabedoria?
Aqui estão algumas instruções:
Procure no lugar certo. Abraão enviou Eliézer ao lugar óbvio- sua cidade natal.
Peça ajuda de Deus. Eliézer orou sobre o matrimônio que ele estava arranjando (Gn. 24:12) e  viu a direção de Deus.
Não baseie sua decisão em um “sinal”.  Quando Eliézer pediu a Deus por um sinal (uma jovem que lhe ofereceria água a ele e seus camelos), ele não concluiu precipitadamente que Rebeca era a pessoa certa. Eliézer silentemente a observou e pensou se ela realmente era a pessoa certa. Então ao conversar com o pai e irmão de Rebeca, Eliézer recebeu uma confirmação adicional quando eles aprovaram. E a indicação final foi a declaração da própria Rebeca de que estava disposta a ir.
Busque conselhos. Nosso processo de raciocínio nem sempre é tão objetivo como deveria ser. As emoções podem nos impedir de ver serias falhas de caráter na pessoa que estamos interessados em casar. O livro de provérbio nos lembra da necessidade de validar novamente nosso julgamento com conselho de pessoas nas quais confiamos (Pv. 12:15; 20:18).
*      Que outros pontos devemos considerar hoje?
Além das quatro instruções que mencionamos, devemos considerar o seguinte:
Estude a família. Como uma pessoa se relaciona com os pais, irmão e irmãs, lhe dirá muito sobre seu caráter. Um filho que “rouba o pai e expulsa a mãe é causador de vergonha e desonra” (PV. 19:26)uma pessoa que honra o seu pai e a sua mãe (Ef. 6:23) desfruta da bênção do senhor. Tal pessoa demonstra um tipo de caráter que você deveria ter como     companheira (o).
Não se apresse!  Esteja seguro de que você se conhece e a outra pessoa, suficientemente para ter certeza de que vocês são as pessoas certas um para o outro, e que estão pronto para um relacionamento para a vida toda (Pv. 19:2; 29:20).
*   Devo considerar casar-me com alguém de outra raça?
Os regulamentos do velho testamento – que judeus podiam casar-se somente dentro da raça judia - tinham a intenção de manter Israel afastado de seus vizinhos idolatras a quem o Senhor  queria destruir.
Por tanto as distinções raciais eram primordialmente distinções  espirituais. E o novo testamento não promove uma separação das raças. Então, não existe razão bíblica que proíba hoje, matrimônio entre raças.
*   E se meus pais não aprovam?
Faça o que fizer não deixe da honrar seus pais (Ef. 6:2-3)- mesmo que discorde deles. Dê-lhes tempo párea ver seu ponto de vista; converse com eles sobre isso; descubra exatamente a razoa pela qual não querem que você case.
Dê a eles uma chance de expor suas opiniões. Não se exalte. Peça a Deus que o ajude, a você a seus pais a verem as questões claramente. Reafirme seu amor e respeito por eles.
Seu pastor e outras pessoas podem ser capazes de lhe dar conselhos objetivos sobre o que fazer.
Somente como ultima opção, depois de você ter examinado cuidadosamente e orado sobre seus motivos; sue desejo de casar; sua compatibilidade e seu amor, você poderá, passar por cima dos desejos de seus pais.  
*    Quanta liberdade tenho para escolher?
Podemos ter certeza que Deus está no controle e que Ele nos deu liberdade. Esta liberdade inclui a escolha de cometer erros- tanto erros inocentes  quanto pecaminosos.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário