sexta-feira, 20 de maio de 2011

Falar tudo que pensa (?)

Fonte: alcacerdosalfc.blogspot.com

Você é daquelas pessoas que falam tudo que vem à cabeça doa a quem doer? Na semana passada (11 de maio de 2011) eu recebi em meu e-mail um texto do Pastor Jeremias Gomes Barbosa (Terceira Igreja Batista de Trindade - SG) sobre este assunto e gostaria de compartilhar um trecho dele com vocês:

“Vivemos um momento de nossa história, que vale apena refletir. Podemos usar a nossa liberdade de expressão, o que significa que ainda temos o privilégio de poder falar o que pensamos. Mas, com toda a sinceridade, será algo inteligente falar o que pensa? ou é melhor pensar no que falar?

A Bíblia nos ensina, no evangelho de Mateus capítulo 12 verso 34, que a nossa boca fala daquilo que o coração está cheio. Essa é a verdade que temos visto nos nossos dias. O coração que está cheio de amor, paz e alegria, tende falar das coisas de Deus, como a maior de todas as necessidades do ser humano - CRISTO SATISFAZ. Porém, quem está com o coração cheio de ódio, mágoa e dor, tende desesperadamente expor sua fala como um desabafo, em busca da verdade que não consegue viver ou justificar.”

Segundo a Palavra de Deus devemos ter alguns elementos em nossa vida que são fundamentais para a boa convivência: PACIÊNCIA, AMOR, MANSIDÃO e DOMÍNIO PRÓPRIO (virtudes do fruto do Espírito – Gálatas 5. 22). Além desses ensinamentos, poderíamos fazer uma grande lista com outros ensinamentos a respeito da forma de falar, mas vamos destacar apenas alguns:

“ A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15.1)

“Guarda a tua língua de fazer o mal e os teus lábios, de falarem enganosamente” (Salmo 34.13)

“Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes,  engana o seu coração, a religião deste é vã.” (Tiago 1 .26)

“[Existe tempo para tudo] Tempo de estar calado e tempo de falar” (Eclesiastes 3.7b)

“Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Provérbios 25.11)

Falar a verdade é algo necessário, mas é preciso observar todos os preceitos acima. Falar só pra desabafar criando um tremendo mal-estar para todos NÃO está correto! Se você for afrontado, tenha uma resposta BRANDA, ou seja, calma; se achar que precisa falar, pense dez vezes antes! Isto é a prática do amor, da mansidão, da paciência e do domínio próprio. As nossas “verdades” podem ser apenas nossas, e ainda que seja uma opinião geral é preciso ser cuidadoso no falar.

Imagine se Jesus Cristo falasse tudo que lhe vinha à mente. Imagine como seria o diálogo dele com os inúmeros pecadores que o rodeavam, por exemplo, com os fariseus que trouxeram até Ele uma mulher que havia sido pega em ato de adultério (história narrada no livro de João capítulo 8 do versículo 1 ao 11).

Os fariseus estavam testando a Jesus, e o que Ele fez? Ora, Ele sabia que a mulher era pecadora, sabia também que aqueles homens estavam fazendo um teste com ele, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Poderia muito bem ter “ESCRACHADO” todo mundo, estavam todos errados! Mas enquanto todo mundo estava agoniado pelo “the end” da história, Jesus calmamente escrevia na areia! O que Ele estava fazendo? Uma obra de arte que não era! Além de deixar um GRANDISSÍSSIMO exemplo para nós, Ele estava PENSANDO.

Quando Ele achou que era o tempo de responder, deu aquela resposta FE-NO-ME-NAL que lançou-os contra eles mesmos: “Aquele dentre vós que não tiver pecado atire pedra contra ela” (João 8.7). E depois, voltou a escrever no chão. O que eles iam fazer? Auto-apedrejmento? Apedrejamento coletivo? Todos ficaram sem saber o que fazer, e um por um, voltaram de onde vieram e de onde não deveriam ter saído para fazer uma coisa tão desnecessária. Se tivessem pensado antes, talvez não tivessem pagado este mico!

Cá entre nós, o que será que Jesus estava escrevendo na terra? Eu tenho algumas sugestões: “Pai dá-me paciência!” ou “Agora eu quero ver!”...

Fonte: Eu mesma fiz!

EI! EU SÓ ESTOU BRINCANDO!!!! Não importa o que ele escreveu, importa é que você deve seguir o exemplo. PARE, E PENSE MUITO antes de dar a próxima resposta ou falar o que você pensa, e acha que é verdade.

Quer ver algo interessante, diga a verdade para Deus, diga para Ele a razão dos seus conflitos, fale sobre as pessoas e coisas que te causam indignação. Seja sincero com DEUS!

Até a próxima!!
Gracielle G.R. Viana
Professora da classe de Jovens Novo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário