sábado, 30 de julho de 2011

Uma mensagem de Deus pra você!

Imagine a seguinte situação:

  
Você desempregado há muitos meses, com muitas contas atrasadas, com ameaça de despejo da casa alugada onde mora,quase sem nenhum alimento no armário da cozinha e na geladeira, vivendo de caridade de pessoas que se aproveitam de sua situação para lhe humilhar. 

Além de tudo isso imagine você quase sem dinheiro de passagem para entregar currículos e comparecer à entrevistas, e tendo como único meio de comunicação um celular que há muito já não tem crédito.Em meio a esta situação de desamparo você recebe um telefonema lhe chamando para uma entrevista de emprego. “Finalmente!”,  você diz.

Depois de juntar os poucos centavos que lhe restavam, você se prepara e veste a sua melhor roupa e se prepara da melhor maneira que você pode e então, segue muito feliz para a tal entrevista.

Porém ao chegar ao local, depara-se com dezenas de candidatos muito mais preparados, mais bem vestidos, falando dois ou três idiomas, e então você se sente deslocado e já se sente de fora. E foi realmente o que aconteceu, pelo menos nisso você tinha razão, você não chegava nem aos pés dos outros candidatos, qualquer um dos outros seria melhor que você. Mas antes de te dispensar o responsável pela seleção lhe chama à sua sala para agradecer por ter comparecido e dizer o de sempre “infelizmente você não se encaixa no perfil”, as coisas de sempre...

Você já todo entristecido, cabisbaixo, entra na sala, senta e nem consegue levantar a cabeça e olhar o tal psicólogo responsável pelo processo de seleção, mas para a sua surpresa ele te conhecia! Ele era um amigo seu de infância que há muitos anos não te via. Quando ele te reconheceu lhe deu um abraço forte, relembrou uma dezena de fatos da infância e tomou uma decisão. Depois de lhe ouvir falar da situação em que se encontrava, ele resolveu assumir o risco e dispensou todos os outros candidatos e contratou você!

Ele quebrou um protocolo e assumiu a responsabilidade por você, lhe contratou não pelas suas competências e habilidades, muito menos pela aparência, mas porque ele queria lhe ter por perto. Arriscou o seu próprio emprego assumindo esta postura diante do dono da empresa, e disse que se responsabilizaria por você e lhe ensinaria a função. E agora, depois de muito tempo pode-se ver um sorriso animado em seu rosto!

Pois bem, o tempo passa. Nos primeiros meses, no período de experiência, você era um funcionário exemplar, totalmente comprometido com a empresa. Chegava mais cedo, saía mais tarde, abria mão das horas de almoço, não faltava, trabalharia até aos domingos se necessário fosse.

Mas o tempo passa. E agora com todas as dívidas pagas, casa própria, roupas novas, uma bela aparência, e uma poupança bem abastecida, tudo muda... Você agora chega atrasado às segundas-feiras, sai mais cedo nas sextas-feiras, cobra as horas extras atrasadas, falta duas vezes por semana e dá as justificativas mais “furadas” e cada vez mais mentirosas abusando da boa vontade e da ajuda do seu amigo. Por fim o seu amigo já estava se prejudicando seriamente por sua culpa, e já não acreditava mais em você. Assim depois de ter lhe dado uma grande oportunidade, ele mesmo é obrigado o lhe demitir, porque o emprego dele também já estava em risco por sua causa. E você depois de ter tido uma oportunidade de ouro, a joga pelo ralo, não cuidando como deveria.
Assim também é com nossa vida espiritual. Jesus te resgatou de um lugar horrível de onde você não tinha mais esperança, e te colocou em sua presença, em lugares altos. Você voltou a sorrir de verdade.

Mas será que você tem correspondido aos planos d’Ele para sua vida? Ou ao experimentar um pouquinho de bonança (coisas boas) você tem deixado de lado o compromisso com Ele?Não seja negligente.



Lembre-se o mal não chega grande, ele começa bem pequeno. Você tem dado a devida importância aos cultos ao Senhor, à comunhão com os irmãos, ao aprendizado da Palavra? Não troque a presença de Deus por nada! Abra mão de alguma coisa para estar mais perto de Deus. Quem sabe o soninho de domingo de manhã, ou o descanso de quarta-feira a noite, ou ainda o passeio de sexta-feira...

Para seguir a Cristo e ser chamado filho de Deus, é preciso tê-lo como prioridade em sua vida. Ele não vai lhe “demitir”, mas você ao percorrer um caminho oposto à sua presença fica sem forças para voltar.

Repense suas atitudes e suas prioridades, Jesus Cisto sempre estará pronto a lhe receber novamente e lhe dar uma nova chance.
Fique na paz de Jesus!


Gracielle G. R. Viana
 julho de 2011

Amy Winehouse e Lula

Um artigo que recebi em meu e-mail hoje...


Postado por Augustus Nicodemus Lopes
Amy Winehouse foi encontrada morta hoje. Desconfia-se - e com muita razão - que a causa foi uma overdose. Aos 27 anos, Amy chegou ao fim de uma vida atribulada, marcada por escândalos, internações, sofrimento, fama, riquezas e popularidade. Como é sabido, ela não é a primeira artista a morrer cedo por causa de drogas (assumindo que foi esta a causa da sua morte). Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Brian Jones, Kurt Kobain... são alguns dos nomes que estão sendo associados ao de Amy, de jovens artistas que morreram por causa de drogas. Não podemos esquecer, ainda que não tão jovens quanto Amy, Elvis Presley, Michael Jackson, Elis Regina. O que leva pessoas famosas, ricas, populares e idolatradas pelas multidões a seguir um curso de auto-destruição terminando em morte precoce auto-infligida? Pesquisa recente mostrou que os jovens de hoje querem, mais do que serem ricos, serem famosos, aparecer na mídia, serem vistos e conhecidos. Amy Winehouse e todos os outros mencionados acima chegaram lá - e de quebra, ficaram ricos. Não deveriam ser pessoas felizes, alegres, satisfeitas, dedicadas ao trabalho, amantes da vida e de suas coisas boas? Ao que tudo indica, parece ter faltado algo, alguma coisa que não podia ser comprada por dinheiro e nem substituida pela fama. Será que não se trata daquilo que os cristãos vêm dizendo há séculos, que o ser humano foi feito para a glória de Deus e que a sua alma não encontrará paz até que se satisfaça nele? Será que aqui não encontramos a razão pela qual um dia Jesus Cristo fez aquele convite conhecido?
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).
Amy, Elis, Elvis, Janis, Jimi e tantos outros parecem contradizer a recente declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que os ricos já vivem no céu, ironizando com o ensino de Jesus Cristo:
"Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu. O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu".
Para estes jovens e ricos artistas a vida, certamente, não parecia ser um céu, mas um verdadeiro inferno, a ponto de não mais se importarem em continuar vivendo. As riquezas não tornam este mundo em céu, Lula. Pelo menos, não para estas pessoas, que entre tantas outras, alcançaram glória humana, riquezas, popularidade e prestígio. Meu caro Luiz Inácio, O inferno não está ausente na vida das celebridades, dos milionários e dos poderosos. Que o digam as vidas das celebridades marcadas pelos problemas familiares, os divórcios, os escândalos, as drogas, os suicídios. Eu também posso lhe apresentar gente pobre que é feliz, que tem um casamento abençoado, filhos honestos e trabalhadores. Céu e inferno não se definem em termos de riqueza e pobreza, Lula, e nem em termos de popularidade e anonimato. Amy Winehouse certamente discordaria de suas palavras. E com ela todos aqueles outros jovens de 27 anos, que experimentarm o inferno existencial em suas vidas em meio à riqueza e celebridade. Pois, que outra razão teriam para não mais se importarem consigo mesmos, suas carreiras e as pessoas queridas ao seu redor? Eu sei que tem celebridades que abusam das drogas, como Keith Richards, e que já vão com 80 anos de idade. Mas Amy e outros não conseguiram superar as angústias, perguntas, questionamentos, e o desespero que batem na porta de todos - inclusive dos ricos e dos famosos. Adeus, Amy. Lamento muito mesmo sua morte. Boa noite, Lula. Espero que o que aconteceu com Amy lhe leve, no futuro, a ponderar suas palavras quando for comentar assuntos que extrapolam as categorias de pobreza e riqueza, política e governo.

Visite meu blog www.jardimdaalma.blogspot.com

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pra meditar e orar: sábado-Lição 4

Leitura de hoje: Mateus 10.40-42

Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.
Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

Propósito de oração: Pelos alunos ausentes da EBD

Pra meditar e orar: 6ª feira-Lição 4

Leitura de hoje: 2 Reis 6.8-17

E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.
Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali.
Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.
Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.
E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã.
Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.
E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
 E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. 
E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Propósito de oração: Pelos alunos ausentes da EBD

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quem era Eliseu?? Subsídio para a Lição 4

 Eliseu, o profeta dos muitos milagres 

ELISEU = "Deus é a salvação" 

 Sucessor do profeta Elias, no reino do norte. Filho de Safat, vivendo em Abel Mehola no vale do Jordão, e pertencia a uma família rica, tinha possuído 12 pares de bois, que trabalhavam em seus campos.

Deus nomeou como sucessor de Elias, depois de encontrá-lo atrás do arado, jogou seu manto sobre ele (1 Reis 19:16, 19). Eliseu entendeu o significado deste gesto simbólico.
Retornando a sua própria familia, ofereceu um sacrifício e deu ao seu povo uma festa de despedida, e em seguida, foi e serviu a Elias (1 Reis 19:19-21).

Elias, antes de ser levado embora, atravessou o Jordão, e Eliseu recusou a deixá-lo. Elias disse-lhe para perguntar o que ele queria. Eliseu teve a sabedoria de pedir uma porção dobrada do poder de Elias.


Ele viu o carro de fogo levando a Elias, o seu senhor, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair, e ele bateu no Jordão, que foi aberto. Eliseu atravessou o rio, e se mudou para a Cisjordânia (2 Reis 2:1-18).

Uma série de acontecimentos sobrenaturais marca a carreira de seu ministério, milagres de conhecimento, poder e maravilhas, todos os elogios especificamente em nome do Senhor. Na história da redenção é parte do segundo grupo de milagres.

Milagres de Eliseu ocorreu num momento em que a religião de Jeová estava enfrentando uma afronta da parte de adoração a Baal. Da mesma forma que os milagres de Elias, Eliseu foi concebido para demonstrar a autoridade do profeta e de apresentar o Deus vivo.

Em nome do Senhor curou com água salgada a partir da fonte de Jericó (2 Reis 2:19-22).

Alguns rapazes que zombaram do profeta receberam a maldição de Eliseu. Dois ursos esquartejaram a 42 destes jovens (2 Reis 2:23-25).
Ele previu que a expedição bem sucedida contra os moabitas (2 Reis 3:11-27), óleo multiplicado por uma viúva (2 Reis 4:1-7), anunciou o nascimento de um filho de uma sunamita, quando este filho morreu, a oração de Eliseu o chamou à vida (2 Reis 4:8-37).
Ele fez um antídoto para a planta venenosa que era a comida dos profetas (2 Reis 4:38-41).

Durante a fome, o profeta alimentou 100 homens com 20 pães de cevada e algumas espigas de cevada (2 Reis 4:42-44).

Ele ordenou a Naamã para se banhar no rio Jordão para ser curado da lepra (2 Reis 5:1-19), e anunciou que Geazi teria lepra por causa de sua ganância (2 Reis 5:20 -- 27).

Ele fez flutuar na superfície do Jordão, o machado de ferro que havia caído no rio (2 Reis 6:1-7), e revelou ao rei de Israel, os movimentos e as intenções dos seus inimigos, os sírios (2 Reis 6: 8-12).

Em resposta à oração de Eliseu, o Senhor abriu os olhos do seu servo para ver os carros e cavalos de fogo que os protegia (2 Reis 6:13-17).

Eliseu feriu com cegueira aos homens que o rei da Síria mandou prendê-lo (2 Reis 6:18-23).

Ele declarou, antes que alguém lhe dissesse que um emissário do rei de Israel estava na porta para tirar a sua vida (2 Reis 6:32, 33).

Durante a fome do cerco de Samaria, previu que no dia seguinte, a comida seria abundante e farta, acrescentando que o ajudante oficial do rei , que zombavam da profecia, que ele não iria desfrutar. A multidão atropelou esse oficial, que morreu na porta de Samaria (2 Reis 7).

Eliseu afirmou que Ben-Hadade, rei da Síria, morreria, e morreu (2 Reis 8:7-15).

Ele anunciou a destruição de Acabe e toda a sua casa, enviou um jovem profeta para ungir Jeú, que deveria executar o julgamento previsto (2 Reis 9:1-10:28).

Eliseu revelou antecipadamente que seria 3 vitórias sobre os sírios (2 Reis 13:14-19).

Ele morreu durante o reinado de Joás, se lamentou o povo e o rei (2 Reis 3:14-20).

Ainda após sua morte um milagre acontece, quando um cadáver foi jogado às pressas na sepultura de Eliseu, tocando os ossos do profeta, o homem se levantou. (R.13 2: 20, 21). 





Pra meditar e orar: 5ª feira-Lição 4


Leitura de hoje: 2 Reis 6.1-7

E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito.

Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide.

E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.

E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.

E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.

E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.

E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.

Propósito de oração: Pelos alunos ausentes da EBD

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pra meditar e orar: 4ª feira-Lição 4

Leitura de hoje: 2 Reis 4. 1-7

E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.

E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.

E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.

Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Propósito de oração: Pelos alunos desanimados

terça-feira, 19 de julho de 2011

Pra meditar e orar: 3ª feira-Lição 4

Leitura de hoje: 2 Reis 4.1-7

E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.

E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.

E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.

Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Propósito de oração: Pelos alunos dispersos da EBD

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pra meditar e orar: 2ª feira-Lição 4


Leitura de Hoje:1 Reis 19.19-21

Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.

Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?

Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

Propósito de oração: pelos alunos desanimados

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pra meditar e orar: 4ª feira-Lição 3

Leitura de hoje: Lucas 3.7-16

Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.

E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.

E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?

E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.

E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer?

E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado.

E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.

E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo,

Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Propósito de oração: Para que possamos produzir bons frutos

terça-feira, 12 de julho de 2011

Pra meditar e orar: 3ª feira-Lição 3


Leitura de hoje: Mateus 18.15-20

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;

Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.


E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.


Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.


Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.


Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Propósito de oração:  Para que alcancemos a maturidade cristã

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O sacrifício de animais no Antigo Testamento

 Neste domingo que passou, durante um debate sobre o versículo: "é melhor obedecer que sacrificar" (1 Sm 15.22b), surgiu uma dúvida a respeito de sacrifícios. O porquê, pra quê, enfim. Pensando nisto pesquisei uma matéria que explica resumidamente este tema. Bons estudos!

Gracielle Viana



POR QUE DEUS EXIGIA SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS NO VELHO TESTAMENTO?
Artigo do site: www.gotquestions.org - Questões Bíblicas Respondidas

 
Resposta: Deus exigia sacrifícios de animais para que a humanidade pudesse receber perdão dos seus pecados (Levítico 4:35; 5:10). Para começar, sacrifício de animal é um tema importante encontrado por todas as Escrituras. Quando Adão e Eva pecaram, animais foram mortos por Deus para providenciar vestimentas para eles (Gênesis 3:21). Caim e Abel trouxeram ofertas ao Senhor. A de Caim foi inaceitável porque ele trouxe frutas, enquanto que a de Abel foi aceitável porque ele trouxe “das primícias do seu rebanho e da gordura deste” (Gênesis 4:4-5). Depois que o dilúvio recuou, Noé sacrificou animais a Deus. Esse sacrifício de Noé foi de aroma agradável ao Senhor (Gênesis 8:20-21). Deus ordenou que Abraão sacrificasse seu filho Isaque. Abraão obedeceu a Deus, mas quando Abraão estava prestes a sacrificar a Isaque, Deus interveio e providenciou um carneiro para morrer no lugar de Isaque (Gênesis 22:10-13).

O sistema de sacrifícios atinge seu ponto máximo com a nação de Israel. Deus ordenou que essa nação executasse inúmeros sacrifícios diferentes. De acordo com Levítico 1:1-4, um certo procedimento era para ser seguido. Primeiro, o animal tinha que ser perfeito. Segundo, a pessoa que estava oferecendo o animal tinha que se identificar com ele. Então, a pessoa oferecendo o animal tinha que infligir morte ao animal. Quando feito em fé, esse sacrifício providenciava perdão dos pecados. Um outro sacrifício chamado de dia de expiação, descrito em Levítico 16, demonstra perdão e a retirada do pecado. O grande sacerdote tinha que levar dois bodes como oferta pelo pecado. Um dos bodes era sacrificado como uma oferta pelo pecado do povo de Israel (Levítico 16:15), enquanto que o outro bode era para ser solto no deserto (Levítico 16:20-22). A oferta pelo pecado providenciava perdão, enquanto que o outro bode providenciava a retirada do pecado.

Por que, então, não oferecemos mais sacrifícios de animais nos dias de hoje? O sacrifício de animais terminou porque Jesus Cristo foi o sacrifício supremo. João Batista confirmou isso quando O viu pela primeira vez: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29). Você pode estar se perguntando: “por que animais? O que eles fizeram de errado?” Esse é justamente o ponto: já que os animais não fizeram nada de errado, eles morreram no lugar daquele que estava executando o sacrifício. Jesus Cristo também não tinha feito nada de errado, mas voluntariamente entregou-Se a morrer pelos pecados da humanidade (1 Timóteo 2:6). Muitas pessoas chamam de substituição essa idéia de morrer no lugar de outra pessoa. Jesus Cristo tomou para Si o nosso pecado e morreu no nosso lugar. 2 Coríntios 5:21 diz: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” Através de fé no que Jesus Cristo cumpriu na cruz qualquer pessoa pode receber perdão.

Em resumo, os sacrifícios de animais foram ordenados por Deus para que tal pessoa pudesse experimentar do perdão dos pecados. O animal servia como um substituto – quer dizer, o animal morreu no lugar do pecador. Sacrifício de animais parou com Jesus Cristo. Jesus Cristo foi o substituto sacrificial supremo e é agora o mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5). Sacrifícios de animais serviam como um sinal do que estava para vir – o sacrifício de Cristo a nosso favor. A única base sobre a qual o sacrifício de um animal providenciaria perdão dos pecados é o fato de que Cristo iria Se sacrificar pelos nossos pecados, providenciando o perdão que aqueles animais podiam apenas ilustrar e prenunciar.


Pra meditar e orar: 2ª feira-Lição 3

Leitura de hoje: Mateus 16. 13-19

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.


Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?


E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.


E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.


Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;


E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.


Propósito de oração: Para conhecermos melhor ao Senhor

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pra meditar e orar: 6ª feira

Leitura de hoje: Romanos 6. 16-18

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

Propósito de oração: Para que o Senhor nos ajude a vencer os anseios pecaminosos.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pra meditar e orar: 5ª feira

Leitura de hoje: Jeremias 42.5-10


Então eles disseram a Jeremias: Seja o SENHOR entre nós testemunha verdadeira e fiel, se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o SENHOR teu Deus.

Seja ela boa, ou seja má, à voz do SENHOR nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do SENHOR nosso Deus.

E sucedeu que ao fim de dez dias veio a palavra do SENHOR a Jeremias.
Então chamou a Joanã, filho de Careá, e a todos os capitães dos exércitos, que havia com ele, e a todo o povo, desde o menor até ao maior,

E disse-lhes: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, a quem me enviastes, para apresentar a vossa súplica diante dele:

Se de boa mente ficardes nesta terra, então vos edificarei, e não vos derrubarei; e vos plantarei, e não vos arrancarei; porque estou arrependido do mal que vos tenho feito.

Propósito de oração: Para que sejamos sujeitos a vontade do Senhor, seja ela qual for.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sinais de insegurança: avalie-se!

Matéria publica no jornal FOLHA UNIVERSAL, de 26 de junho de 2011
Autora: Cristiane Cardoso

Sinais de insegurança:
  • Isolar-se dos outros, ter medo de se machucar e por causa disso fechar todas as janelas do seu coração.
  • Ter ciúmes dos amigos e da pessoa amada. Ter inveja das pessoas. Cobiçar o que elas têm.
  • Falar mal dos outros, falar sem parar, fazendo de tudo para chamar a atenção, achando que as pessoas vão ignorá-la se simplesmente ficar quieta.
  • Ignorar os outros só pra que corram atrás de você, ter necessidade de receber o cuidado e a atenção das pessoas.
  • Levar muito tempo para fazer algo por medo de errar, ter necessidade de ser amada por todos e ao perceber que alguém não gosta de você, fazer o possível para que essa pessoa venha a lhe adorar.
  • Sempre achar que alguém vai te desapontar, não conseguir elogiar alguém, especialmente outras pessoas iguais a você, porque você não quer que elas tenham o privilégio de sentir aquilo que você não sente sobre si mesmo.
  • Guardar rancor. estar tão voltado para o passado que se sente vulnerável no presente. Ser desorganizado com o seu tempo.
  • Não terminar o que começa, não fazer o que diz que vai fazer e, assim, não cumprir com suas promessas.
  • Ser infiel, mentir, fingir ser o que não é, especialmente com algumas pessoas.
  • Sobre de baixa autoestima, ser tímido, ter medo de fazer até mesmo as coisas mais simples da vida, como dirigir em uma estrada ou ir sozinho a algum lugar novo.
  • Não gostar da sua aparência, se comparar aos outros.
  • Se pôr para baixo em todos os sentidos, especialmente pela forma como fala de si mesmo.
  • Se vestir de uma maneira que não lhe valoriza.
  • Sempre interpretar errado o que os outros dizem ou fazem, não assumir riscos, ser uma pessoas cheia de dúvidas.
Observação: 
A insegurança faz parte do sistema de defesa do nosso organismo. Possuir alguma insegurança é natural, pois nos ajuda a cometer menos erros, no entanto ser inseguro ao extremo pode constituir-se num mal tão grande a ponto de impedir um indivíduo de se relacionar com outros. Tenha cuidado!

Contudo, ao ler esta lista de sinais de isegurança, não caia no erro de tentar eliminar toda insegurança e querer tornar-se a pessoa mais segura do mundo, pois um ser humano totalmente seguro de si, pode tornar-se arrogante e em alguns casos, doente.

Gracielle Viana

pra meditar e orar: 4ª feira

Leitura de hoje: 1 Pedro 1. 18-21

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;

Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Propósito de oração: Para que Deus nos ajude a OBEDECER!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Meditar e orar: 3ª Feira

Leitura: Romanos 5. 18-21

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.

Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Propósito de oração: Para que sejamos mais gratos ao sacrifício de Cristo por nós

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Leitura e oração diária: 2ª feira

Leitura de hoje: 1 Samuel 15. 20-23

Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR, e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;

Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal.

Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

PROPÓSITO DO ORAÇÃO DE HOJE:  
Para que façamos mais a vontade de Deus e menos a nossa própria vontade