Artigo enviado por Eliziane A. da Silva (Aluna da classe de jovem Novo Tempo)
Continuação...
Pense no futuro
Poças pessoas decidem casar sem ter uma idéia do que estão fazendo. Contudo, o problema é que muitas vezes elas têm em mente uma visão inferior do que a visão bíblica, ou elas inocentemente esperam que o romance continue sem uma única discussão. Como resultado, quando os problemas surgem no matrimonio, elas falham em lidar apropriadamente com o problema e vivem em conflito, então decidem terminar o matrimonio. Por isso é muito importante para aqueles que estão visando o matrimonio, pensar como poderá ser o futuro.
O que Rebeca e Isaque pensaram sobre a situação na qual estavam entrando? Gênesis 24 não nos diz muito sobre isso. Deduzimos que eles, tal como Abraão, sabiam o que tinha acontecido no primeiro matrimonio no jardim do Éden, e tinham observado os seus pais tementes a Deus respeitarem o plano do Senhor para o matrimonio.
Qual é a visão de Deus para o matrimônio? Deus planejou que o matrimonio fosse o mais intimo e o melhor de todos os relacionamentos humanos. Nesse relacionamento especial que chamamos de matrimonio, um homem e uma mulher foram criados para completar ES necessidades e habilidades físicas, espirituais, emocionais e sociais um do outro (Gn. 2: 18-25). Esta união é pra ser mais do que um ato sexual, é uma união de propósito, corações e almas.
Deus conduziu a primeira cerimônia de matrimonio, e Ele continua envolvido em cada cerimônia desde então.
Quais são as responsabilidade do marido e da mulher? Fidelidade sexual: (Êx. 20:14, Gl. 5:19). Isso é fidelidade tanto na ação como na atitude (Mt. 5:27-28). Marido e mulher devem ter olhos e pensamentos somente um para o outro.
Papeis distintos: o marido está para promover uma liderança amorosa (I Co. 11:3; Ef. 5:23, 25,28; Cl.3:19). Ele tem que trazer tudo o que puder para compreender as necessidades de sua mulher e tratá-la com terno respeito (I Pe. 3:7). A esposa deve prover serviço amável ao marido e à família (Gn. 2:18; Ef. 5:22; Cl. 3:18; Tt. 2:4-5; I Pe. 3:1).
Papel do marido
Do mesmo modo vocês,
maridos, sejam sábios
no convívio com
suas mulheres e tratem-nas
com honra,
como parte mais frágil
e co-herdeiras
do dom da graça
da vida, de forma que não
sejam interrompidas as suas
orações
(1 Pedro 3.7)
Papel da esposa
Do mesmo modo,
mulheres, sujeitem-se a
seus maridos, a fim de que,
se alguns deles não
obedecem à palavra,
sejam ganhos sem palavras,
pelo procedimento
de sua mulher
(1 Pe 3.1)
Qual deve ser a importância do sexo? O desejo sexual é uma força poderosa; por isso Deus planejou que o matrimonio fosse o lugar para suprir esse desejo (Hb. 13: 4). Um marido e uma esposa devem reconhecer que ele têm um dever de prover satisfação sexual ao seu cônjuge ( I Co. 7:3-5).
É necessário aconselhamento pré-conjugal? Talvez não seja, mas os casais têm descoberto que é muito útil. Um bom aconselhamento pré - conjugal abre o caminho para um futuro aconselhamento, se problemas surgirem no matrimonio.
É AMOR?
O tipo de amor que precisamos para poder entrar em um matrimonio totalmente preparado, “na alegria ou na tristeza, na riqueza na pobreza, [...] até que a morte nos separe”, é um amor que é autossacrificial –um doar -se para o bem do outro. Ninguém (excerto Jesus) demonstra amor perfeito, mas o que desejamos é a mais perfeita expressão de amor que é possível.
“SIM”
Uma pequena palavra com grandiosas implicações. Na cerimônia de casamento, a palavra “sim” representa a aceitação do homem e da mulher para entrar em um relacionamento especial e promessa de seu amor e devoção um ao outro – por toda vida.
No entanto antes de uma pessoa dizer “sim”, deve ocorrer outro matrimonio. Não, eu não estou defendendo a bigamia, nem estou encorajando divorcio e segundas núpcias. O matrimonio a que me refiro é espiritual - a união de nossos corações com o de Deus. Se você já fez isso, você realizou o primeiro e o mais importante passo para encontrar a pessoa que vai caminhar com você e Jesus Cristo.
THE END.